LENDAS x
FATOS
polemicas_topo

"Existem dois tipos de pessoas: aquelas que realizam e aquelas que criticam.
A crítica é a alternativa de quem não tem nem coragem nem competência para realizar."
Marcos Pontes

A Missão Centenário da AEB Não Teve Bons Resultafos?

Atualizado em Fevereiro de 2014


A LENDA que te enganou: “A MISSÃO CENTENÁRIO NÃO TEVE RESULTADOS.”

Como surgiu a Polêmica?

Assim como no caso do custo da missão, a discussão foi criada por alguns poucos representantes de outros projetos e setores ligados à ciência e ao Programa Espacial que, com pouca visão estratégica, procuraram desesperadamente menostrezar os resultados da Missão da Agência Espacial Brasileira.

Quais eram as possíveis razões do comportamento antiético desses profissionais com relação à AEB?

  • Motivo Medo Ilógico:
    • De forma ilógica, alguns profissionais da ciência imaginam que o sucesso de um projeto ou programa de um determinado setor pode "sombrear" o seu próprio projeto ou programa, e que isso seria razão para seu orçamento ser reduzido ou sua prioridade ser reduzida. Eles ganhariam mais se usassem a capacidade intelectual para prestigiar os resultados positivos de outros projetos NACIONAIS, procurando se aliar ou se espelhar no sucesso de outros para aperfeiçoar o próprio projeto.
    • Esta razão causa comportamentos absurdos e não patrióticos, como a crítica a um projeto de um colega do seu país e, ao mesmo tempo, o elogio a um projeto idêntico de outro país.
  • Motivo Autopromoção:
    • Criar polêmica sobre um evento de grande repercussão positiva gera "5 minutos de fama" para os pequenos críticos.
  • Motivo "Ego":
    • Embora pouco "tangível". O "ego" está na raiz da maioria dos comportamentos ilógicos de pessoas com boa qualificação e preparação técnica. É resultante da imaturidade no sentido de desenvolvimento pessoal e geralmente instiga sensação de ciúmes, inveja, ódio, etc. Como resultado, pessoas consideradas "inteligentes" passam a ter comportamento infantil e prejudicial à própria atividade.

O que eles usaram para criar a polêmica?

  • O desconhecimento do público a respeito do desenvolvimento de projetos científicos no Brasil e no mundo e a respeito das referências de utilização e resultados dos programas do governo.
  • A busca constante de parte sensacionalista da imprensa sobre assuntos polêmicos, que possam vender mais e dar mais lucros ao comércio de notícias ruins, polêmicas, e tragédias.
Conheça agora OS FATOS:

1. A Missão Centenário teve boa relação custo-benefício?

  • Dentro todos os projetos do Programa Espacial Brasileiro, a Missão Centenário, criada pela AEB em 2005, foi o projeto com maior repercussão pública positiva da história do Programa. Também foi o projeto com o melhor custo-benefício para a população em termos de resultados a curto, médio e longo prazos.
  • Por outro lado, a Missão Centenário, sendo um evento único, teve custo menor que a maioria dos grandes projetos do Programa, que se estendem por décadas de orçamento por não terem o apoio político necessário para que sejam concluídos com sucesso e apresentem resultados palpáveis significativos diretemente associados com o dia a dia do povo brasileiro.

2. Como astronauta, qual a sua participação na administração da AEB?

  • Como astronauta, minha função junto à AEB em voos espaciais é puramente operacional. Isto é, sou subordinado operacionalmente à AEB e tenho por obrigação executar com sucesso todas as missões espaciais e procedimentos científicos exatamente como determinados pela AEB.
  • Não tenho nenhuma participação administrativa com relação aos contratos efetuados, negociações feitas ou decisões estratégicas do Programa Espacial.
  • Contudo, acompanho o andamento e conheço as referências de valores no Brasil e em outros países dos projetos e programas, assim como, obviamente, a sua utilidade e aplicação técnica.

3. Quais foram os resultados da Missão Centenário para o Brasil?

Acompanhe meus comentários mais atualizados e CURTA NOSSO FACEBOOK!