VIVA INTENSAMENTE O DIA DE HOJE!

Marcos Pontes
27/06/2007

Hoje restam 18250 dias. Amanhã serão 18249. Aproximadamente 50 anos. Se hoje você tiver cerca de vinte anos de idade, isso é, mais ou menos, o número de dias que lhe sobram para viver. Se for mais velho, faça as contas. Talvez restem muito menos. De qualquer forma, anote o resultado em um papel e deixe à vista. Toda noite, antes de dormir, subtraia um dia do seu total. Infelizmente essa é a realidade! Ninguém vive para sempre. Mais ainda, ninguém sabe quando será o seu último dia.
Mesmo assim, muitos “passam os seus dias” irritados, com rancor, ódio, etc. Tantos sentimentos ruins que os fazem infelizes, tornam outros infelizes, e prejudicam o próprio sucesso. Ninguém consegue ser criativo, usar o máximo de seu potencial, se está com o coração amargo e a mente cheia de pensamentos ruins
Aprecie a vida! Viva intensamente, com motivação e propósito! Observe as coisas simples, o nascer do sol, o cheiro da manhã, a beleza que passa, o espetáculo da natureza que nos convencemos que temos tão pouco tempo para desfrutar. Esqueça suas próprias dificuldades, olhe para as impossibilidades daqueles que têm cargas muito maiores, e sinta-se agradecido pela oportunidade de lutar pelos seus sonhos.
Aprecie as pessoas! Nesses dias agitados, você tem tido tempo para pessoas que ama?
Um dia, meu pai partiu. Lembro das histórias, dos conselhos, da voz, das imagens boas de seu rosto, feliz e orgulhoso, assitindo pela TV, em Bauru, a minha decolagem para o espaço do Centro de Lançamento em Baikonur. São recordações boas. Tivemos o nosso tempo juntos. Sabíamos o quanto nos amávamos. Tivemos a chance de falar isso um para o outro. Isso me ajudou muito a superar tranquilamente a sua perda.
Você está em paz com todas as pessoas que te amam? Não espere que partam para escrever, em um cartão com flores, o quanto eram importantes para você. Aprecie a companhia, de cada um deles, enquanto isso é possível.
Você só tem o dia de hoje para viver! Certamente podemos lembrar do passado e planejar o futuro, mas o segundo que acabou de passar já está fora do seu alcance, e os seus planos para o futuro só se realizarão pelas suas ações de hoje.
Mesmo assim, muita gente tenta viver no passado ou no futuro. Nessa tentativa, acabam ignorando a maioria das coisas boas e oportunidades do presente.
Use o passado para ajudar suas ações no dia de hoje. Use-o positivamente! Use as lembrancas boas e as vitórias para relaxar ou fortalecer a auto-confiança, para sentir-se mais capaz. Use as lembrancas ruins e os erros para aperfeiçoar-se e evitar situações ruins semelhantes. Mas atenção, use apenas aquelas que têm ligação direta ou probabilidade alta de ocorrer nas suas atividades presentes. Fora disso, lembrar de coisas ruins é uma tremenda perda de tempo!
Com relação ao futuro, temos sonhos e preocupações, mas também não dá para viver lá. Bons sonhos são essenciais. Porém, sem a ação de hoje, eles nunca irão se realizar. Já as preocupações, elas tomam conta do seu pensamento e atrapalham bastante. Raciocine friamente. Na prática, 99% das nossas preocupações nunca se realizam. Só geram medo e confusão. “Pré-ocupar” a mente com esses 99% significa utilizar nosso tempo e recursos em coisas inúteis. Por outro lado, concentrar-se nas atividades de hoje pode reduzir a chance de ocorrência do 1% que sobrou.
Assim, use as suas “preocupações” apenas para identificar algum risco real aos seus planos e trabalhe, hoje, para eliminá-lo. Use os sonhos para ter um propósito, e tornar as suas ações de hoje mais direcionadas, eficientes e produtivas.
Quando falamos em realizar sonhos, a impressão é que focalizamos todas as energias no futuro. Errado! Utilizar positivamente as experiências passadas e buscar os ideais do futuro significa trabalhar muito no presente e viver, ser muito feliz, a cada passo no caminho.
Aprecie as coisas do dia-a-dia. Tenha prazer em todas as suas atividades, não apenas nos momentos de “lazer”. Aprecie o seu trabalho, cozinhar para a família, conversar no jantar, o momento a sós no trânsito, consertar a cerca do quintal, o abraco de um amigo. Tenha um propósito digno de vida, trabalhe com alegria e agradeça a Deus pela oportunidade de viver mais esse dia.







Marcos Pontes
Colunista, professor e primeiro astronauta profissional lusófono a orbitar o planeta, de família humilde, começou como eletricista aprendiz da RFFSA aos 14 anos, em Bauru (SP), para se tornar oficial aviador da Força Aérea Brasileira (FAB), piloto de caça, instrutor, líder de esquadrilha, engenheiro aeronáutico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), piloto de testes de aeronaves do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), mestre em Engenharia de Sistemas graduado pela Naval Postgraduate School (NPS USNAVY, Monterey - CA).

A reprodução deste artigo é permitida desde que seja na íntegra e que seja citada a fonte: www.marcospontes.net