COMO VAI A SAÚDE?

Marcos Pontes

Falamos bastante sobre os aspectos do comportamento. Existe a falsa impressão de que a saúde ficaria em segundo plano. Errado! Nosso corpo é um presente único, algo muito especial e que, como uma das pernas do tripé: corpo, mente e espírito, é essencial para o nosso equilíbrio como ser humano ao longo da vida.
Manter o corpo saudável deve ser um dos objetivos primários para sermos capazes de realizar nossos sonhos.
Nos dias de hoje, estamos sujeitos a todos os tipos de agressões contra o nosso corpo. Não bastassem os riscos externos, também existem aqueles causados por nós mesmos, utilizando de forma incorreta o poder de nossas mentes: ansiedade, stress, depressão, etc. Porém, deixaremos para falar deles posteriormente. No momento, vamos nos concentrar nas agressões externas.
Nosso corpo é um sistema feito para durar muitos anos. É como uma máquina super-projetada. Contudo existe uma diferença magnífica: quanto mais utilizado corretamente, dentro dos seus limites, melhor ele fica. Ele possui subsistemas automáticos de proteção e recuperação, mas isso não é suficiente para garantir nossa sobrevivência. Precisamos estar sempre atentos às situações “operacionais” em comparação direta com todos os nossos limites. Ouça ao seu corpo!
Começamos pelo sono, talvez o fator primário do desequilíbrio de muita gente. Cada um tem seu padrão de sono, mas certamente todos precisam de, pelo menos, cinco horas de sono diárias. Durante o sono, o corpo trabalha em muitos processos essenciais para sua manutenção saudável. Programe seus horários. Evite alimentar-se durante as últimas três horas antes de dormir. Não beba muito líquido antes de dormir. Deixe os problemas na escrivaninha. Difícil? Deixe um livro na cabeceira. Não durma com computador ou televisão ligados ao seu lado. Pense que nada mais pode ser feito hoje, dormir irá ajudá-lo a resolver melhor seus problemas no amanhã.
A alimentação, ao invés de ajudar, atrapalha muita gente. Lembre-se: o que você come ou bebe, de algum modo, passará a ser você amanhã. Escolha sua alimentação com critério. Não se meta em dietas radicais “milagrosas”. Isso só causa um desequilíbrio, que pode até ter o emagrecimento como efeito colateral. Porém precisamos de equilíbrio para uma vida saudável de longa duração. Escolha uma dieta saudável, natural e simples: evite o que faz mal (todo mundo sabe o que faz mal) e use alimentos e bebidas saudáveis, em quantidades adequadas, nos horários certos, apenas. Tenha personalidade. Não queira emagrecer ou mudar o seu corpo baseado no que outros “acham” que você precisa fazer. Eles têm os próprios corpos para se preocupar. Sinta-se bem com você. Isso é o que importa. Não se preocupe com o tempo. Vá com calma. Dê tempo para o equilíbrio do seu organismo. Faça exercícios regulares. De novo...não pelos outros, apenas por você!
Beba mais líquidos! Experimente medir sua ingestão de líquidos durante alguns dias. Você precisa de cerca de 2 litros de água por dia. Evite outros líquidos menos nobres.
Álcool deve ser evitado por várias razões. Uma taça de vinho, ou um copo de cerveja eventuais não vão ter nenhuma consequência. Porém, se você não consegue parar por aí, evite até mesmo o primeiro gole. O excesso de álcool afeta negativamente o funcionamento de vários dos seus subsistemas. É uma agressão desnecessária para o seu corpo. Acredite, “ficar legal” hoje, NUNCA compensa o dia péssimo de amanhã! Tenha confiança em você. Você não precisa do álcool ou qualquer outra tipo de droga para fazer, ou ter coragem para fazer nada de útil ou importante. Aliás, pelo contrário, esses tipos de substâncias que tiram você da realidade, só fazem diminuir a sua capacidade de agir com eficiência. Sob influência delas você não pensa direito, fala mal, cheira mal, perde sua classe, perde o respeito, vira motivo de chacota do restante, fica descoordenado, dirige mal, fica mais lento nos reflexos, fica chato e faz sexo muito mal...vomita e ronca depois! Assim, tenha coragem de ser você mesmo. Fique longe de álcool e drogas. Acredite, você é muito melhor sem eles.
Você não é idiota, portanto, use camisinha. Precisa falar mais alguma coisa?
Fumo é outro inimigo fatal. Segue exatamente o mesmo esquema do álcool. Você não precisa ficar de dentes amarelos, com hálito de cinzeiro e cheiro de churrasqueira nas roupas para ser mais atraente ou parecer mais “senhor de si” por escolher morrer mais cedo.
Acidentes também são, na maioria das vezes (e eu trabalho com segurança por mais de duas décadas!), causados por burrice humana. Você é capaz de raciocinar com os riscos! Olhe a sua volta! Não se arrisque inutilmente! Simples assim! Não seja vítima de um ato impensado. Pense antes de agir! Pense que você só tem um corpo para viver! Pense! Pense! E viva mais saudável e feliz!

Marcos Pontes
Colunista, professor e primeiro astronauta profissional lusófono a orbitar o planeta, de família humilde, começou como eletricista aprendiz da RFFSA aos 14 anos, em Bauru (SP), para se tornar oficial aviador da Força Aérea Brasileira (FAB), piloto de caça, instrutor, líder de esquadrilha, engenheiro aeronáutico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), piloto de testes de aeronaves do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), mestre em Engenharia de Sistemas graduado pela Naval Postgraduate School (NPS USNAVY, Monterey - CA).

A reprodução deste artigo é permitida desde que seja na íntegra e que seja citada a fonte: www.marcospontes.net