MARCOS PONTES APRESENTA AS EXPERIÊNCIAS FEITAS NO ESPAÇO

Pesquisadores brasileiros estão reunidos em São José dos Campos, São Paulo, para analisar os experimentos realizados pelo astronauta Marcos Pontes no espaço.

Os experimentos são deles, os cientistas. Quem levou ao espaço foi ele, o astronauta. Marcos Pontes contou os detalhes da rotina de monitorar as pesquisas brasileiras na Estação Espacial Internacional. A viagem de oito dias começou no fim de março e terminou em abril deste ano. Hoje foi como uma prestação de contas.

Marcos Pontes não foi só contar histórias. Ele também vai ouvir, dos pesquisadores, os resultados dos experimentos que levou ao espaço.

"É bom você ver os efeitos disso, ver os cientistas animados com os resultados. Aí você se sente valorizado no sentido do seu trabalho. Você pensa: pô, fez efeito. Isso que é gostoso", disse o astronauta Marcos Pontes.

"Se amanhã quisermos fazer outro tipo de experimento, nós já temos a tecnologia de como preparar esses experimentos para realizar no espaço", afirmou o coordenador da missão Centenário, Raimundo Mussi.

Entre os oito testes, estava o da Universidade Federal de Santa Catarina. Os minitubos de calor mantêm a temperatura certa para o funcionamento de equipamentos no ambiente espacial, o que pode aprimorar os satélites brasileiros. Agora, com o carimbo de aprovação vindo do espaço, o experimento pode virar produto.

"A gente tem aplicado um dispositivo parecido para fornos de padaria. Então, saindo dessa área de espaço, entrando na área industrial. A gente tá trabalhando nessas duas áreas de pesquisa", contou Cléber Vieira de Paiva, estudante de mestrado da UFSC.


Fonte: Globo On-Line
Data: 22/11/2006