EM ENCONTRO HISTÓRICO NO AEROCLUBE, ASTRONAUTAS COMEM SANDUÍCHE BAURU

Lígia Ligabue

O Aeroclube de Bauru foi o cenário de um encontro histórico. Os astronautas Marcos Pontes, Jeffrey Willians e Pavel Vinogradov foram recebidos ontem à tarde em Bauru por centenas de pessoas nos hangares da entidade. Bauruenses puderam conhecer de perto a tripulação da nave Soyuz 12 (TMA-8), que em março do ano passado partiu em missão rumo à Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês). Na festa, fruto de parceria entre o Jornal da Cidade e o Aeroclube, os astronautas saborearam o sanduíche bauru, receberam diversas homenagens e distribuíram autógrafos.

Pela manhã, Pontes, o primeiro astronauta brasileiro, Vinogradov (russo) e Willians (norte-americano) participaram em São Paulo da Olimpíada do Conhecimento, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Os astronautas chegaram em Bauru pouco depois das 16h, no Aeroporto Moussa Tobias, num avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Eles seguiram em ônibus escoltado por viaturas da Força Tática da Polícia Militar até o Aeroclube, onde eram aguardados por centenas de pessoas.

Eles foram recebidos por muitos admiradores e cerca de 80 crianças do projeto JC na Escola, ao som da Banda Sinfônica Municipal. Willians, em sua primeira visita ao Brasil, afirmou estar muito feliz com a hospitalidade do País. “Foi uma recepção muito boa. As pessoas são muito calorosas”, disse. Ele também destacou o interesse dos jovens pela ciência, durante a visita à Capital. “Eles perguntaram muito sobre a expedição espacial e também questões sobre a área de tecnologia e engenharia”, conta.

O russo Vinogradov, que também visita o País pela primeira vez, afirmou estar feliz com a recepção. “Estou surpreso pela recepção. Não tenho como expressar”, disse. Ele também destacou o interesse dos brasileiros pelos detalhes da missão e sobre a tripulação.

Pontes lembrou que esta é a primeira vez que a tripulação da Soyuz se reencontra. “Treinamos muito tempo juntos, passamos por todo aquele aperto e é uma felicidade muito grande nos reencontramos no meu País”, relata.

Sobre estar no Aeroclube, de onde é ex-aluno, Pontes volta no tempo. “Me vejo há 34 anos, neste mesmo Aeroclube, grudado na cerquinha vendo os aviões e imaginando se algum dia eu conseguiria fazer um vôo. E agora eu volto, com os meus colegas da missão espacial”, conta. No ônibus, a caminho ao Aeroclube, Pontes, que também tem a parceria dos Correios, contou aos astronautas a história do sanduíche bauru. Os três puderam saborear o lanche durante a festa e tanto Willians quanto Vinogradov elogiaram o sanduíche, preparado pela equipe do Skinão Lanches.

Telegrama

No hangar, os três astronautas receberam uma cópia de um telegrama da década de 50, mandado pela então agência espacial soviética ao Aeroclube de Bauru. Neste ano, o lançamento do primeiro satélite artificial completa 50 anos.

Pontes também foi homenageado, batizando uma aeronave do Aeroclube com o seu nome. Vinogradov e Willians reeberam do secretário municipal de Cultura, José Augusto Vinagre, que representou o prefeito Tuga Angerami no evento, os títulos de Hóspedes Oficiais do município. A festa seguiu até as 18h30, com distribuição de minisanduíches bauru, pipoca e sorvete.

Para Silvana Speranza, a vinda dos astronautas a Bauru, é um marco para a cidade. “É uma iniciativa muito bacana. Ainda mais com o Marcos Pontes, que luta para conseguir fazer algo diferente para a cidade”, elogia. Para Jesse da Costa Correa, a visita dos tripulantes da Souyz também foi oportunidade de passear com a família. “É um passeio diferente. Muito interessante”, comentou.

____________________


Homenagem

O diretor regional dos Correios, Vitor Joppert, ressalta que a festa é uma homenagem a Marcos Pontes, uma pessoa que luta pelos mesmos ideais da empresa. ”Uma pessoa que resgata o orgulho do País, que defende a cidadania e sempre buscou fazer alho diferente pelo Brasil”, ressalta.

O presidente do Aeroclube, Fábio Lara, destaca a oportunidade de receber este momento histórico nos hangares da entidade. “É o retorno de um bauruense que teve aqui, a oportunidade de despertar o seu sonho de aviação. Essa semente foi plantada no Aeroclube e atingiu o máximo durante a expedição espacial”, recorda.

Para Mário Bevilacqua, filho de Luiz Bevilacqua, um dos fundadores da Comissão Nacional das Atividades Espaciais, a festa foi um evento espetacular. “Reunir em Bauru astronautas de diferentes nacionalidades é um momento sem igual. Principalmente com a sina que a cidade tem com a aeronáutica, sendo berço de um dos fundadores da comissão e do primeiro astronauta brasileiro”, destaca.

“A festa foi um evento ímpar. Por seu aspecto lúdico, da figura do astronauta e da conquista do espaço, pelo momento histórico da reunião de personalidades internacionais da pesquisa espacial e também pelo referencial, à medida que resgata símbolos de Bauru, como o sanduíche e o calor humano do bauruense” destaca Renato Zaiden, diretor do Grupo Cidade e organizador do evento.

A festa contou com apoio dos Correios, Polícia Militar, Buffet Guimarães, Expresso de Prata, Bebidas Fernandes, Fernando Mantovani, Tecktron, Claudinho Broba, Multiservice, Skinão Lanches, Secretaria Municipal de Cultura, Lumelight, Milton que disponibilizou a réplica do Demoiselle, André Turco, Brambilla, equipes da 96 FM e Jornal da Cidade.

Fonte: Jornal da Cidade
Data: 19/08/2007