Entrevista realizada por e-mail pela repórter Noêmia Lopes

Comprimidos e pastas esquisitas são coisas do passado. Hoje, as refeições espaciais são saborosas e parecidas com as da Terra. O que muda é o formato. Os alimentos podem ser enlatados (usados pelos russos) ou desidratados (famosos entre os americanos). Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro, acha os enlatados mais gostosos e práticos, pois basta abrir a embalagem e comer. Já os desidratados passam por um reidratador, equipamento que borrifa água na comida. Tudo é embalado em porções individuais, para não ocupar espaço, e cada tripulante tem sua própria caixa de alimentos, um abridor de latas, duas colheres e um garfo. Na hora da refeição, é preciso tomar cuidado para não deixar que os alimentos flutuem enquanto saem dos recipientes e vão para a boca. Por último, todo o lixo é alojado em recipientes de um veículo especial, que depois é desacoplado e queima ao entrar na atmosfera terrestre.

- Quantos quilos de comida são levados para um astronauta consumir por 1 mês, por exemplo?
Resp: Nao sei. Do ponto de vista do astronauta, testamos as comidas no solo, checamos a qualidade (consumivel) no espaco e nos alimentamos. As equipes de suporte cuidam de todo o resto (escolha, embalar, mandar pelo cargueiro). Eu recebi uma caixa (do tamanho de uma caixa de uvas) para 10 dias. O peso, como voce pode imaginar, era dificil de avaliar no espaco.

- Há uma nota mínima (dada pelo astronauta) para que o alimento seja levado ao espaço?
Resp: Eles nao informam isso. Mas, pelo que avaliei e recebi, deve ser algo em torno de 6 (de 0 a 9)

- Podemos dar um exemplo do que pode ser enlatado e do que é desidratado?
Resp: desidratado: sopas, chás, sucos... Enlatado: Frango com arroz, carne com macarrao, etc...

- O kit pessoal contém faca?
Resp: Sim

- É preciso lavar os talheres?
Resp: Sim. E responsabilidade do tripulante manter a higiene do equipamento. Lavamos com panos molhados.

- As naves que levam a comida e a água são maiores do que as naves que levam tripulantes?
Resp: O Progress (veículo russo) e exatamente como o Soyuz (veículo russo em que eu fui ao Espaço) . O onibus espacial (veículo americano) e bem maior, mas leva mantimentos e tripulacao ao mesmo tempo.

- Os astronautas tomam coisas geladas?
Resp: Nao temos geladeira (exceto para experimentos)

- Os pés são atados à mesa com velcro?
Resp: Não. Os nossos pés ficam "apoiados" embaixo de algumas barras de ferro que estão espalhadas pela ISS (vide foto anexa). Acostumamos a comer ~livres~ tambem.

- Que umidade pode sair dos equipamentos?
Resp: Em geral, nao dos equipamentos, mas do sistema de refrigeracao. Os equipamentos eletronicos sao refrigerados por placas frias dentro das quais passam dois circuitos de agua. A agua transfere o calor dos equipamentos para um trocador de calor na interface da espaconave. Do lado externo, os circuitos sao preenchido com ammonia. Obviamente, tambem e possivel a geracao de umidade no ar devido ao aquecimento de comida, etc

 

Fonte: REVISTA RECREIO consultoria: astronauta MARCOS PONTES.
Data: out/2007