HISTÓRIA DE SUCESSO

Um brasileiro no espaço
Karla Veloso
Da equipe do Diario

Marcos Cesar Pontes, 44 anos, foi o primeiro cosmonauta do país a orbitar o planeta terra

Ele nasceu em casa, pelas mãos de uma parteira, na cidade de Baúru, interior de São Paulo. Da infância vivida no mesmo local, só guarda boas recordações. Entre elas, jogar bola na chuva e nadar no Rio Batalha. Dessa época lembra também de dois fatos marcantes: a vitória do Brasil contra o México na copa e da chegada do homem à lua. Mal sabia Marcos Cesar Pontes, 44 anos, que veria ele mesmo o satélite tão de perto. Mas viu. Em dezembro de 2000, após concluir com sucesso o curso de astronauta na Nasa, foi declarado oficialmente pela Agência Americana, o primeiro astronauta brasileiro. Em março de 2006, decolou da base de lançamento de Baikonur, no Cazaquistão, para realizar a primeira missão espacial da história do Brasil. No mês seguinte, retornou à terra tornando-se o primeiro cosmonauta brasileiro a orbitar o planeta.

"Gosto sempre de dizer que, apesar de ter estudado praticamente minha vida toda para ter formação acadêmica, tudo que aprendi de mais importante até hoje foi ensinado por meus pais", diz Pontes. Seu pai, Virgílio de Pontes, era funcionário do Instituto Brasileiro do Café. Sua mãe, Zuleica Navarro Pontes, funcionária da Rede Ferroviária Federal. Mas Marcos não teve uma infância rica. Estudou o primário e o ginásio em escolas públicas.

Aos 14 anos, conta, sentiu necessidade de ajudar nas finanças da casa e decidiu fazer um curso de eletricista no Centro de Formação Profissional Aurélio Ibipiana e o técnico em eletrônica no Liceu Noroeste. Interessado em entrar na Academia da Força Aérea (AFA), Marcos Pontes estudava para o exame no pouco tempo que restava entre os cursos e o estágio remunerado. "Fui classificado em segundo lugar no país", comemora.

Desde então, sua carreira profissional deu um salto. EM 1981, já como cadete, teve suas primeiras experiências com aviões. Seus resultados foram tão bons que logo foi designado para o curso de caça no Curso de Aplicações Táticas e Recompletamento de Equipagens (Catre), época em que conheceu sua esposa, Fátima.

Passagem pelas Grupo de Aviação Centauro, aprovação no curso de engenharia do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), oportunidades de voar os mais modernos tipos de aeronaves e de participar de projetos nacionais como o míssil nacional ar-ar MAA-1, indicação do Estado Maior da Aeronáutica para mestrado e em seguida doutorado na Naval Postgraduate School, em Monterey na Califórnia. Motivos para comemorar não faltaram ao longo de sua carreira.

Mas o maior deles, sem dúvida, foi a notícia de que a Agência Espacial Brasileira estava selecionando astronautas para representar o país no projeto da Estação Espacial Internacional na Nasa. Em dezembro de 2000, Pontes concluiu com sucesso o curso de astronauta e foi declarado pela Agência Americana como o primeiro astronauta brasileiro. No espaço, não hesitou em levantar a bandeira brasileira. "Esse gesto representa muito para o nosso país", atesta.

Dados pessoais

l Marcos Cesar Pontes, 44 anos

l Mestre em engenharia de sistemas pela Naval Postgraduate School

l Representou o país no projeto da Estação Espacial Internacional na Nasa, em Johnson Space Center

l Em 2006, decolou da base de lançamento de Baikonur, no Cazaquistão, para realizar a primeira missão espacial brasileira


Fonte: Diario de Pernambuco
Data: 17/09/2007