ALUNOS DO SENAI LEVAM OURO NA OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO

Alunos da Escola Senai “Luiz Varga” de Limeira conquistaram o ouro na etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento na modalidade Robótica. O evento foi anteontem no Grande Auditório do Palácio de Convenções do Anhembi. A medalha é fruto do trabalho realizado pelos estudantes: Bruno Landgraf de Lima, Bruno dos Santos e Marcelo Michelon Vilalta.

Outro estudante que trouxe medalha para a cidade foi Alexandre Aparecido do Nascimento, deficiente visual, na modalidade Informática para Deficientes.
O diretor do Senai, José Caetano Santis Júnior, contou que o trabalho que rendeu o primeiro lugar é resultado de um sistema de programação de ações em computadores e que são repassadas para robôs.
De acordo com o diretor, o robô programado pelos estudantes conseguiu concluir os obstáculos (também criados pelos alunos) com êxito. “Um erro de programação poderia ter tirado o robô do circuito e prejudicado os alunos, mas saiu tudo perfeito”, comentou entusiasmado com o que presenciou na Olimpíada do Conhecimento.
O diretor explicou que a criação do robô consiste na junção da tecnologia da informação, transformação de dados, conhecimentos da mecânica dos movimentos e da transmissão da informação. A união de todas essas tecnologias provoca o movimento do robô.
Ele ainda lembrou que o prêmio do aluno deficiente visual foi uma surpresa e que emocionou a todos. Para a direção do Senai, a conquista do bronze por Nascimento foi a maior prova de que o portador de deficiência pode alcançar os objetivos traçados se houver oportunidade.
Nascimento pesquisou e buscou páginas da internet sobre determinados temas, baixou arquivos e os transformou em uma tipagem de documento formatado por ele. A finalidade do trabalho, conforme o diretor da escola é mostrar a capacidade do aluno, mesmo daqueles que não conseguem enxergar.
Concorriam ao prêmio na etapa estadual, 762 estudantes de 51 municípios paulistas que contam com unidades do Senai.

PRÓXIMO PASSO

O próximo passo desses alunos vencedores é participar de uma nova prova de demonstração de capacidade que dará acesso à etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento.

O EVENTO

A cerimônia de encerramento alegrou e emocionou os mais de três mil empresários, patrocinadores, diretores da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), do Sesi e do Senai, além de alunos e familiares.
De acordo com a Assessoria de Imprensa do Senai, Paulo Skaf, presidente da Fiesp e do Senai-SP, abriu o evento agradecendo a dedicação de todos os profissionais da entidade que, por quatro dias, transformaram o Pavilhão de Exposições do Anhembi em uma grande indústria, equipada com 850 toneladas de máquinas de última geração. “Essa competição demonstra que o Senai é muito mais do que a escola da indústria. Ela reflete o comprometimento da entidade em formar cidadãos empenhados no crescimento do País”, afirmou Skaf.
O líder empresarial convidou para a entrega das primeiras medalhas o vice-governador, Alberto Goldman, o ex-presidente da Fiesp Carlos Eduardo Moreira Ferreira, o diretor operacional do Senai, Luis Carlos de Souza Vieira, e os astronautas Marcos Pontes, Jeffrey Williams e Pavel Vinogradov, tripulantes da Soyuz TMA-8, que há um ano participou da Missão Centenário. O ator e empresário Marcos Frota foi o mestre de cerimônia da abertura da Olimpíada.
A Assessoria do Senai também informou que uma grande torcida contagiada pela ansiedade do resultado da Olimpíada permeou a entrega das medalhas aos vencedores do ouro, prata e bronze das unidades participantes. (BL)


 

 

Fonte: Gazeta de Limeira
Data: 23/08/2007