ASTRONAUTAS VISITAM A AEB

Participantes da 13ª expedição da Estação Espacial Internacional encontraram-se em Brasília

Os astronautas Marcos Pontes, brasileiro, Jeffrey Williams, norte-americano, e Pavel Vinogradov, russo, que voaram juntos na 13ª expedição à Estação Espacial Internacional (ISS) e estão em visita ao Brasil, estiveram na última quarta-feira (22) na Agência Espacial Brasileira (AEB), em Brasília.

O presidente da AEB, Miguel Henze, agradeceu a visita e ressaltou a importância da missão espacial ao Brasil: “Já colhemos bons frutos dessa missão, mas acredito que o mais significativo deles iremos colher daqui uns dez a quinze anos quando os jovens que participaram dessa missão estarão adultos e interessados no programa espacial”.

Esta é a primeira vez que o grupo se reúne desde a ida à ISS, em março do ano passado. O astronauta russo, Vinogradov, exaltou o fato de termos conseguido levar um cosmonauta ao espaço.

“O Brasil entrou para um seleto grupo de etnias de grandes países que tem um projeto espacial”, disse.

Para Pontes, o reencontro dos três astronautas, de diferentes nacionalidades, ressalta a importância que as parcerias internacionais adquiriram nos últimos anos, bem como seu crescimento. “A cooperação internacional é a tendência do futuro na medida em que os projetos espaciais ficam mais audaciosos”.

Williams concorda com Pontes e enumera os grande projetos mundiais: retorno a Lua, construção de uma base a partir de 2020, e a ida o homem à Marte, após o sucesso do envio de várias sondas ao planeta vermelho.

“É razoável dizer que podemos estabelecer uma base na Lua e é muito provável que a próxima geração possa se estabelecer em Marte”, afirmou, fazendo uma perspectiva dos próximos 50 anos de Era Espacial.

Para Pontes, é importante que as ações do presente reflitam a intenção de participar desses projetos. “A cooperação é necessária para que esses projetos sejam possíveis, mas também em termos de representabilidade”.
(Coordenação de Comunicação da Agência Espacial Brasileira)


 

 

Fonte: Jornal da Ciência
Data: 27/08/2007