ASTRONAUTA BRASILEIRO DÁ PALESTRA SOBRE MOTIVAÇÃO A JOVENS NA UBC


Um ano e meio depois de se tornar quase um herói (expressão que ele não gosta), o tenente-coronel Marcos Pontes, o primeiro brasileiro a viajar pelo espaço, continua despertando curiosidade e interesse, principalmente dos jovens. Na sua primeira visita a Mogi, ontem à noite, não foi diferente. Cerca de 1.200 pessoas, a maioria estudantes, acompanharam a palestra do astronauta na abertura da 2º Simpósio de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Braz Cubas (UBC), cujo tema é “Inovações Tecnológicas: Desafios e Perspectivas”.

Vestindo uma camisa que fazia referência à bandeira do Brasil, Pontes falou da experiência de passar dez dias no espaço a bordo da nave Soyuz TMA-8 e fazer experiências na Estação Espacial Internacional, em abril de 2006. Ele foi um dos tripulantes da missão Centenário, que recebeu esse nome em homenagem ao centenário do vôo de Santos Dumont. Mas a mensagem principal foi, segundo ele, maior que isso: “Meu objetivo é mostrar aos jovens que com vontade, comprometimento e esforço é possível alcançar um objetivo”.

Engenheiro aeronáutico e mestre em Engenharia de Sistemas, além de piloto de provas e funcionário da Nasa, o astronauta Marcos Pontes tem se dedicado, entre outras atividades, a fazer palestras que estimulem os jovens a se interessar por ciências e tecnologia. Ele exemplifica dizendo que antes da missão Centenário, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica realizada todos os anos no País teve no máximo 107 mil jovens inscritos: “Depois da minha ida ao espaço esse número passa dos 300 mil”.

O 2º Simpósio de Ciências Exatas e Tecnologia da UBC prossegue hoje com palestras pela manhã e à noite e termina amanhã. Na abertura do evento, além do astronauta, participaram o pró-reitor da UBC, Saul Grinberg, e coordenadores do curso. (A.A.)

Fonte: Mogi News
Data: 06/11/2007