A FALTA DE CARÁTER E AS MENTIRAS PUBLICADAS PELO JORNAL:

Leiam com calma: o texto é longo, mas MUITO IMPORTANTE.

Uma das coisas “mais baixas” que eu tenho observado ao longo de minha carreira como astronauta, desde o dia que fui escolhido pelo concurso público em 1998, até os dias de hoje, ainda à disposição do Brasil para a segunda missão, é a falta de caráter e as mentiras contadas por alguns repórteres e editores para tentar distorcer minhas palavras, manchar o meu nome e publicar, empurrando “goela abaixo” do público, as suas “opiniões” completamente tendenciosas a respeito da minha vida, carreira e atividades no Brasil.

As razões para esse comportamento criminoso (lembrando que calúnia e difamação são crimes previstos em lei) podem ser várias. Algumas hipóteses podem passar desde criar polêmica negativa para vender mais jornais e ter mais lucro, até uma possível ação criminosa, e que deveria ser punida pela própria imprensa por comprometer a sua credibilidade, de publicação de críticas “compradas”. Em todo caso, frisando novamente, e para não cometer injustiças, eu não sei quais foram as razões para alguém escrever um “artigo” assim, mas o fato é que ele foi escrito.

No artigo publicado hoje pela Folha de São Paulo, a “repórter” Napuza Nery (e o seu editor responsável) deu um péssimo exemplo de como não ser um profissional decente na imprensa, escrevendo uma sequência de “opiniões próprias” tendenciosas, mentiras, distorções, etc. Sua verdadeira motivação escrevendo esse lixo, como dito acima, eu não sei, mas deixo a vocês, aos leitores aqui, julgarem o seu comportamento.

Pode ser útil para esse julgamento que vocês tenham em mente duas coisas: a minha conhecida história de vida sempre pela retidão e serviço ao país e a minha decisão de entrar na política para ajudar a acabar com a corrupção, me filiando ao PSB (que exatamente hoje está mais forte com Marina e Eduardo Campos juntos) para ajudar a acabar com a corrupção. Talvez a minha presença e o risco que isso significa aos “maus brasileiros” esteja por trás desse artigo absurdo publicado pela repórter da Folha.

Vejamos e comentemos o tal “artigo” escrito pela tal “repórter”:


NOTA: Para ter os fatos e julgarem o comportamento da repórter, vocês poderão:

  1. Ouvir a gravação da entrevista que eu dei à Folha S.Paulo, no dia 02/10/13.
  2. Ler o documento que foi escrito pela minha assessoria para o PSB sobre as razões da minha filiação ao partido, e
  3. Consultar minha história de vida nos meus livros (www.marcospontes.com.br).

Com os fatos em mãos e comparando como artigo publicado (http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/10/1352535-astronauta-vira-socialista-e-ja-faz-planos-para-o-ministerio.shtml), vocês poderão podem tirar suas próprias conclusões.

Folha S.Paulo: 'Astronauta' vira socialista e já faz planos para o ministério - NATUZA NERY - DE BRASÍLIA
>> COMENTÁRIO: Astronauta entre “aspas” no título deve significar que a “repórter” não sabe o que é isso, ou a importância disso, ou quais são os requisitos de carreira para poder usar esse título, ou é apenas parte da difamação pretendida

Folha S.Paulo: Os ministros Aloizio Mercadante (Educação), Celso Amorim (Defesa) e Marco Antonio Raupp (Ciência, Tecnologia e Inovação), além do brigadeiro Juniti Saito (Aeronáutica), que se cuidem. Marcos Pontes, o primeiro e até aqui único astronauta brasileiro, está de olho em suas cadeiras.
>> COMENTÁRIO: Será? Ouçam a gravação da entrevista e tirem suas conclusões.

Folha S.Paulo: Recém-filiado ao PSB, ele cogita disputar vaga na Câmara dos Deputados. Antes, claro, de alçar voos mais altos.
>> COMENTÁRIO: A partir de hoje, depois desse artigo, isso passou a ser verdade. Agradeçam à nossa “repórter” pelo incentivo para candidatura!

Folha S.Paulo: Em um livreto escrito por ele, intitulado "O Menino do Espaço - A História do Primeiro Astronauta Brasileiro", Pontes faz um relato em terceira pessoa sobre suas aptidões e potencialidades.
>> COMENTÁRIO: O “livreto” a que ela se refere é um livro infantil ilustrado do qual eu fui o ILUSTRADOR e não o escritor das páginas ilustradas. O livro está disponível para compra na minha página (www.marcospontes.com.br) e tem sido muito usado e elogiado por professores para ensinar VALORES e ÉTICA às crianças (pena que chegou meio tarde para algumas pessoas).

Folha S.Paulo: "Com sua grande experiência profissional, ele poderia ser designado, por exemplo, para assumir a presidência da Agência Espacial Brasileira. Ou, até mesmo, o Comando da Aeronáutica, o ministério da Defesa, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação ou o Ministério da Educação", diz o autor na página 38 do exemplar entregue em mãos aos dirigentes do PSB.
>> COMENTÁRIO: Fiquei muito honrado com essa parte do texto do livro e do artigo. Realmente tenho conhecimento técnico e experiência em todas essas áreas. Porém, como disse na entrevista (ouçam), eu ainda tenho que aprender a parte política do trabalho antes de me apresentar para tal missão pelo país em um cargo Executivo (como ministro, por exemplo). Embora eu realmente aprenda rápido e ache interessante a ideia, isso não depende de mim e ainda há muito tempo para pensar sobre isso.

Folha S.Paulo: No resumo de suas experiências apresentado ao partido no momento da filiação, enumera características pessoais como competência, disciplina, sensatez e carisma, todas associadas à "sua grande popularidade".
>> COMENTÁRIO: No documento sobre minha filiação ao PSB, preparado e escrito pela minha assessoria (leiam e divulguem, por favor) existem as seguintes partes: qualificação profissional (como em qualquer seleção profissional, seria interessante que todos pretendentes a representantes políticos apresentassem essas qualificações), Ideias e Imagem, Razões para filiação.
Sobre a “grande popularidade”, certamente não tanto quanto artistas, atletas e celebridades dos nossos “reality shows”. Contudo, há boa popularidade, visto que, se não tivesse, a “repórter” não teria interesse em escrever esse “artigo” sobre mim. Ou teria? (onde estão os “artigos sobre os outros filiados/candidatos sem “grande popularidade”?)

Folha S.Paulo: No tópico "Resistências e críticas" do currículo, uma resposta taxativa: "Praticamente nulas; não há nada significativo ou factual", apenas "inveja" pelo sucesso.
>> COMENTÁRIO: O artigo em questão é a própria comprovação dessa tese. Ou teria sido escrito por razões ainda mais obscuras?

Folha S.Paulo: No livro, traz "20 dicas de Ouro do Astronauta" às crianças e jovens. Salta aos olhos a recomendação número cinco: "Tenha humildade".
"Essa é uma característica que as pessoas destacam bastante em mim", explica o astronauta à Folha, apesar de pronto para assumir alguns dos mais cobiçados cargos do primeiro escalão federal.
>> COMENTÁRIO: Talvez ela devesse também ler as várias páginas sobre o conceito de humildade no meu livro “É Possível! Como transformar seus sonhos em realidade” (www.marcospontes.com.br) para aprender mais sobre isso antes de escrever suas “opiniões” nesse “artigo”.

Folha S.Paulo: Pontes foi ao espaço em 2006, numa carona paga pelo governo Lula de US$ 10 milhões à Rússia. A bordo da nave Soyuz, participou mais de um golpe de propaganda, já que não há notícia de resultados científicos relevantes alcançados na viagem sideral.
>> COMENTÁRIO: Realmente, como astronauta da turma 98 da NASA, eu estive no espaço e pretendo retornar em breve. Talvez ela não tenha lido o meu livro “Missão Cumprida. A história completa da primeira missão espacial brasileira”, onde existem resultados da missão nas áreas da educação, científica (incluindo os experimentos e entrevistas com os pesquisadores brasileiros), política internacional, etc. Em todo caso, o que ela fez foi simplesmente repetir a “ladainha dos ignorantes” gerada por alguns de seus “colegas de ética” em 2006, distorcendo a imagem positiva da Missão Espacial como arma para atacar o Presidente Lula. O tempo, para os bem informados, já provou que tudo isso é pura calúnia.
Gostei do nome “Viagem Sideral” (parece nome de poesia ou música)!

Folha S.Paulo: Deixou a Força Aérea logo depois e dedicou-se a ganhar a vida com a notoriedade.
>> COMENTÁRIO: Exatamente como no comentário anterior, essa asneira gerada pelo mesmo tipo de imprensa “baixa” também já foi desmascarada pelo tempo. Basta lembrar que:  a carreira de astronauta é CIVIL e eu estava fora da atividade militar desde 1998; eu ainda estou à disposição do Brasil como astronauta aguardando escalação para a segunda missão; observar as atividades e funções que tenho hoje em prol do país.

Folha S.Paulo: Dá palestras, toca sua empresa de turismo radical, entrou no ramo da autoajuda e tornou-se garoto-propaganda da "dieta do astronauta" (à base de refeições desidratadas) e de travesseiros.
>> COMENTÁRIO: Exatamente. Além de astronauta, hoje também sou empresário e palestrante, trazendo minha experiência e conhecimento ao alcance de empresas, universidades e instituições no Brasil. Adoro essa atividade e estou à disposição para eventos, cursos, palestras, coaching e consultorias técnicas. Empresas interessadas, entrem em contato em www.marcospontes.com.br

Folha S.Paulo: Marcos Pontes não vê divergências entre o conceito de humildade e os inúmeros autoelogios. "Mahatma Gandhi era a própria personificação da humildade, nem por isso se considerava incapaz de liderar a Índia contra o Império Britânico", diz.
>> COMENTÁRIO: Não sei onde ela achou tantos “autoelogios”. É clara a sua intenção de me fazer parecer “arrogante” e “pedante” com relação à minha formação técnica, experiência profissional e de vida, etc. Mas, fazendo isso, fica bem claro que ela também não me conhece. Em todo caso, na minha página do facebook (www.facebook.com/astronauta.marcospontes) ou pela conversa com pessoas que realmente me conhecem, ela poderia ter informações mais corretas sobre opiniões das pessoas sobre mim e sobre minhas atividades.
Sobre humildade, novamente, com um pouco mais de leitura e aprendizado de vida, ela talvez aprenda que “humildade” não significa “incompetência” e nem falta de objetivos e metas. Talvez ela devesse ler também a biografia de Mahatma Gandhi.

Folha S.Paulo: Mais do que as qualidades do novo socialista, o PSB de São Paulo quer ampliar sua bancada com os votos do astronauta Pontes. Já há, até, um slogan ensaiado entre alguns correligionários gaiatos: "Brasília vive em outro planeta; mande um astronauta para lá!"
>> COMENTÁRIO: E eu realmente espero contribuir para que o PSB e todos os partidos que EFETIVAMENTE defendam e trabalhem para eliminar a corrupção e a falta de ética (exemplificada em miniatura pelo “artigo” em questão hoje) do cenário do Brasil. Que mais e mais pessoas de bem sigam meu exemplo e entrem na política para transformar essa área, que tanto nos envergonha atualmente, em algo que nos dê orgulho.
Sobre o slogan, tudo bem, desde que seja bem lembrado por todos.

OK, meus amigos. Como vocês viram, e comparando com a gravação da entrevista e os fatos, o texto do artigo é tão absurdo que chega a ser engraçado. Mas o assunto é sério e demonstra em que tipo de terreno de lama estamos pisando atualmente na política brasileira e a parte ruim da imprensa associada.

Fica aí tudo isso para o seu julgamento.

Dado pelos fatos que vocês viram acima, eu pergunto: O que vocês acham da “Ética” demonstrada por esses profissionais? Vocês observaram a falsidade da conversa amigável que a repórter teve comigo durante a entrevista gravada? O que vocês podem dizer das “qualidades” dessa pessoa, demonstradas por esse comportamento? Vocês acreditarão daqui para frente no que é publicado por pessoas desse tipo? Qualquer instituição séria, com o compromisso com a verdade, manteria esse tipo de profissional em atividade?

Certamente, decolando para essa missão na política em defesa dos interesses do povo brasileiro, eu já esperava a ação suja daqueles que tem medo da minha presença nesse combate. Esse artigo é apenas o começo da antiaérea.

Quem realmente me conhece sabe que, de fato, coisas como essa apenas me fazem mais forte e decidido a entrar de vez no combate. É assim que eu fui criado; é assim que eu fui forjado na minha formação militar para defender o nosso país, o Brasil, dos inimigos externos e internos.

Eu fui, sou e sempre serei MILITAR, carregando dentro de mim os valores e o espírito do guerreiro, conforme aprendi na Força Aérea: CORAGEM, LEALDADE, HONRA, DEVER e PÁTRIA!

Finalmente, esse artigo, na verdade, me ajudou a decidir. Eu, até então (como disse na entrevista), não tinha certeza de que seria candidato ou não. Agora, vejo que será realmente necessário.

Portanto, fica aqui anunciado: serei candidato (se o PSB aprovar) a Deputado Federal nas eleições de 2014.

E assim, preciso do apoio de todos os brasileiros, civis e militares, que querem mudar essa bandalheira e falta de ética que prejudica o país e fere o direito das pessoas. A começar de hoje, peço a todos os Brasileiros de bem que saiam da comodidade e comecem a encarar o problema de frente.

Portanto, precisamos que vocês, BRASILEIROS DE VERDADE, façam o seguinte:

  1. Entrem nas redes sociais e internet e, de posse dos fatos, rebatam essas calúnias encomendadas pelos “agentes do mal” contra aqueles que representam o bem, lutando nessa batalha. Não deixem que os “comentários” dos artigos e nas redes fiquem cheios das vozes apenas daqueles que apoiam o lado do mal, dos corruptos, etc. Façam suas vozes, as vozes do bem, serem ouvidas!
  2. Informem aqueles que ainda estão na ignorância. Respondam às críticas que virem na internet e nas conversas. Usem fatos, livros, conhecimento pessoal e deem informações verdadeiras para as pessoas.
  3. Não escrevam ou falem mal sobre qualquer pessoa baseados em “opiniões de outros”. Falem com fatos, falem sempre a verdade, deem o exemplo de um comportamento ético, falando sempre como se a pessoa estivesse presente.
  4. Divulguem a verdade.

VAMOS MUDAR O BRASIL JUNTOS!!

Esse seria um ótimo slogan para uma campanha pelo bem do Brasil.

Ao final: deixo a frase de Gandhi (QUE POSTEI ONTEM!) para sua reflexão, muito aplicável no caso desse artigo absurdo
da “repórter” da Folha de São Paulo:

"Quando me desespero, lembro-me de que, em toda a História, a verdade e o amor sempre venceram. Houve tiranos e assassinos e, por um tempo, eles pareciam invencíveis mas, no final, eles sempre caíram. Pense nisso! Sempre." Mahatma Gandhi

Se quiserem assistir a uma reportagem feita por uma repórter ética e profissional, assistam ao programa Brasil de Gerais, com a Jornalista Roberta Zampetti (http://www.youtube.com/watch?v=UQuSIJfTu2w)

Grande abraço a todos.
Marcos Pontes
Astronauta do Brasil