PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE AS ATIVIDADES ATUAIS DO ASTRONAUTA

Atualizado: Fevereiro de 2010

NOTA: Para agendar uma entrevista com o Astronauta Marcos Pontes: entre em contato conosco

Outros Assuntos

ASSUNTO

O senhor ainda é Astronauta da ativa?

Sim! Eu estou no Programa Espacial Brasileiro, na função civil de astronauta desde junho de 1998. No momento eu estou à disposição da Agência Espacial Brasileira para a segunda missão espacial. Ela pode me escalar a qualquer momento, a depender exclusivamente da decisão do Governo Brasileiro. Uma vez escalado eu reorto ao treinamento intensivo por cerca de um ano para me preparar para a missão, executo a missão, e retorno para o modo de operação atual, onde fico a disposição da AEB para vôos espaciais e também para contatos técnicos em Hosuton, como representante do Programa Espacial Brasileiro.

Como tem sido sua vida após o retorno na missão espacial?

Movimentada! Veja bem as mudanças:

Até a minha seleção em 1998, que foi feita por concurso público aberto a todos os brasileiros que tivessem os requisitos exigidos pela AEB, eu era apenas piloto militar.
Após a minha seleção em 98, eu tive que deixar as funções militares para representar o Brasil nas funções civis de Astronauta (Astronauta é função civil e incompatível com a atividade militar).
De 98 até 2006, portanto, eu só exercia a atividade civil de Astronauta em treinamento.
Depois do vôo, meu treinamento terminou (até que eu seja escalado para a próxima missão) e eu passei a ter muitas atividades técnicas, gerenciais, políticas (relações institucionais junto ao setor político e organizações internacionais), e educacionais. Mais específicamente, desde 2006 eu exerço as seguintes funções:

- No Setor Operacional

• Astronauta – Base Houston (à disposição da AEB para a escalação para a segunda missão do Brasil)
• Piloto de Combate da Reserva da Força Aérea

- No Setor de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia

• Diretor Técnico do Instituto Nacional de Desenvolvimento Espacial e Aeronáutico
• Pesquisador Visitante do Instituto de Estudos Avançados – USP Campus São Carlos
• Consultor Técnico para o Setor Aeroespacial
• Empresário do Setor de Tecnologia Aeroespacial

- No Setor de Educação

• Professor convidado da Engenharia Aeronáutica – USP Campus São Carlos, para a criação do curso de Engenharia Aeroespacial para a formação de recursos humanos para o Programa Espacial Brasileiro
• Conferencista e Palestrante Internacional
• Coach de Desenvolvimento Pessoal e Executivo
• Embaixador no Brasil da Fundação FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology) patrocinada pela NASA para a motivação de jovens para as carreiras de ciência e tecnologia
• Embaixador Mundial da WorldSkills International para promoção da Educação Profissional

E a função de Professor?

A atividade de professor é a mais importante do país. Eu tenho muito orgulho de ser professor convidado do Departamento de Engenharia Aeronáutica da USP em São Carlos, onde estamos estudando a criação do curso público de engenharia aeroespacial para formar profissionais para o Programa Espacial Brasileiro. Mais ainda, visto que eu estou lá na USP, certamente sou o mais qualificado para selecionar e preparar novos astronautas no Brasil. Assim, possivelmente sairá de lá o meu sucessor no Programa!

O senhor tem muitas funções, como consegue coordena-las?

Não é simples, mas eu tenho um time ótimo trabalhando comigo.

Quais são as suas funções atuais?

Aí vai o meu currículo resumido:

O Comendador Marcos Pontes nasceu em Bauru, SP em 11 de março de 1963. Seus hobbies são desenho, pintura, música e literatura. Possui mais de duzentos artigos e pequenos contos publicados.

Filho de Vergílio de Pontes e Zuleika Navarro Pontes, o menino pobre da periferia de Bauru começou a trabalhar aos 14 anos de idade como eletricista aprendiz da Rede Ferroviária Federal para poder pagar pelos seus estudos e ajudar no orçamento de casa.

Ele é Engenheiro Aeronáutico, formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ITA, e Mestre em Engenharia de Sistemas pela Naval Postgraduate School, California, USA.

É piloto de teste de aviões, com mais de 2000 horas de vôo em 25 tipos de aeronaves, incluindo F-15 Eagle, F-16 Falcon, F-18 Hornet e Mig-29 Fulcrum.

Ele é o Primeiro Brasileiro, na história do País, a ir ao espaço.

É também o Primeiro Astronauta de língua Portuguesa, e o Primeiro Astronauta Profissional de Nacionalidade única de um país do Hemisfério Sul do Planeta.

Atualmente, ele continua como parte integrante do Programa Espacial Brasileiro, permanecendo em Houston, Texas, à disposição da Agência Espacial Brasileira como representante técnico e Astronauta, aguardando a escalação pelo Governo Brasileiro para a sua segunda missão espacial.

Ele pode ser escalado a qualquer momento para voltar ao espaço.

Tem grande experiência profissional como engenheiro, gerente de projetos e gestor de programas, trabalhando em vários projetos e programas internacionais de grande vulto e complexidade técnica junto à NASA, JAXA, ESA, BOEING, e diversas outras organizações e empresas de grande projeção mundial.

Possui mais de 20 anos de experiência em gerenciamento de riscos e segurança operacional.

É Palestrante, Empresário, Consultor Técnico e Coach Executivo e de Desenvolvimento Pessoal

Ele é o Diretor Técnico Espacial do Instituto Nacional para o Desenvolvimento Espacial e Aeronáutico.

É Pesquisador e Professor Convidado do Departamento de Engenharia Aeronáutica da Universidade de São Paulo, USP, onde está criando o curso público de Engenharia Aeroespacial para a formação de Recursos Humanos para o Programa Espacial Brasileiro.

É Embaixador Mundial da WorldSkills International, para Educação Profissional, e Embaixador no Brasil da FIRST Foundation, para a promoção da Ciência e Tecnologia na Educação.

Reconhecido mundialmente pelo seu trabalho pela ciência, pela tecnologia e pela educação, ele possui inúmeras medalhas e condecorações internacionais, incluindo a denominação de um asteróide com seu nome, e o título de Herói da Rússia.